v. 3, n. 1 (2018)

Entre certezas e incertezas

Vivemos em nosso país um momento de muitas incertezas. Recentemente tivemos uma das mais disputadas campanhas eleitorais da nossa história, a qual nos trouxe uma novidade – a presença das redes sociais como elemento fulcral na definição das paixões políticas.
Porém, mesmo diante de tantas incertezas decorrentes de um cenário duvidoso, uma certeza permanece para quem está no mundo acadêmico, a reflexão crítica que leva a produção do conhecimento não pode parar nunca. Até porque ela é uma das principais responsáveis pelas novas descobertas e pela possibilidade de subsidiar outros olhares e respostas a problemas nem sempre novos.
Por isso, o lançamento de um novo número de uma revista científica é algo a ser comemorado com euforia. Trata-se de mais um momento em que a comunidade acadêmica rompe ao isolamento dos laboratórios, livros, teses... tão presentes e necessários no processo de construção de nossas pesquisas e neste momento apresenta para a sociedade da qual é tributária a materialização de novos conhecimentos e à divulgação do resultado do esforço, que, se não fosse por periódicos como este, ficaria circunscrito a um número reduzido de leitores, pois ainda não conseguimos fazer com que as pessoas se interessem pela produção acadêmica na mesma intensidade que elas se interessam pelas Fake News.
Desejo que a leitura desta revista seja proveitosa, pois temos certeza que aprender é algo fundamental e necessário em qualquer momento histórico.

Prof. Dr. Miguel Archanjo de Freitas Júnior
Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Sumário

Artigos

Claudia Tania Picinin, Rafael Felipe Van Kan, Renata Vidart Klafke
PDF
Rodrigo Salvador, Murillo Vetroni Barros, Fernanda Gomes de Andrade, Cassiano Moro Piekarski, Antonio Carlos de Francisco
PDF
Neiva Silvana Hack, Deborah Ribeiro Carvalho
PDF
André João Rodrigues Espelho Rossi, Fabio Postiglione Mansani, Ana Claudia Garabeli Cavalli Kluthcovsky
PDF
José Luiz Pinheiro Gomes, Márcio Luiz Bernardim, Silvio Roberto Stefano, Fernanda Almeida da Silva Rosa, Luiz Fernando Lara
PDF