v. 3, n. 2 (2018)

Big Brother Brasil, não é exatamente um programa exemplar para as famílias brasileiras e tão pouco para constar em menções de um periódico científico, mas o que ocorre no reality pode ser comparado à pesquisa científica e cabe reflexão.

A reflexão proposta aqui inicia com a reportagem divulgada pelo jornal globo.com (GLOBO, 2019, p. 1), que teve como título “Prova de Resistência Fiat Toro do BBB19 foi uma das mais longas da história”, “durou quase 25 horas e assumiu o 4º lugar no top 10”.

Na sequência a reportagem evidencia que a prova mais longa do programa deixou dois participantes em pé por 42 horas e 58 minutos no BB18 e, segundo a divulgação, acabou interrompida para “preservar a saúde dos participantes” (GLOBO, 2019, p. 1). 

Para os leitores acadêmicos que pouco conhecem as provas de resistência, o reality oferece prêmios e imunidade para o vencedor da prova, causando disputas acirradas entre os participantes.

Após esse breve introito, questiono aos leitores da Revista Stricto Sensu: Qual é o rumo da ciência e do entretenimento do nosso país? Para um pesquisador fazer ciência lícita e desenvolver medicamentos que irão proporcionar a cura de determinadas doenças ou alterar o código genético para que bebês nasçam sem o vírus HIV é necessário atender a um rigoroso Comitê de Ética em Pesquisa, no entanto, para o entretenimento é válido privar participantes de suas necessidades básicas por audiência.

Em um país em que fazer ciência é uma árdua tarefa, pois não há recursos suficientes, há cortes de bolsas de estudo em diversos níveis, redução dos investimentos em pesquisa, e tão pouco há a infraestrutura adequada, deveria prevalecer mais bom censo e menos implicações ou restrições com Comitês de Ética. Em uma comparação rudimentar com o Império Romano, basta pão e circo para manipulação das massas. No entanto, não mais em um anfiteatro romano, mas em uma telinha (com entretenimento), a política “Panem et circenses” ainda perpetua a ordem estabelecida, mantendo a plebe fiel e míope, sem valorizar o que realmente proporciona o desenvolvimento da nação: educação e pesquisa de qualidade.

Convidamos a todos para prestigiar as publicações desta edição, assim como, divulgar os resultados de suas pesquisas neste espaço destinado para a reflexão e cultura.

Profª. Drª. Claudia Tania Picinin
Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária
Editora da Revista Stricto Sensu

 

Sumário

Artigos

Sandra Martins Moreira, Anderson Helfenstein, Carlos Rogério Rodrigues da Silva, Luiz Alberto Pilatti
PDF
Renata da Silva Dessbesel, Cristiano Couto do Amarante, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki
PDF
André Hekermann Buss, Regina Negri Pagani, João Luiz Kovaleski, Eriel Sabino
PDF
Shirley Mareza de Souza Santos, Djanilson Barbosa dos Santos, Luiz Antonio Favero Filho
PDF
Paula Dayana Matkovski, Evelyn Assis de Andrade, Giovani Marino Favero
PDF