À classe pesquisadores-escritores: escritos que não são lidos
A quantidade e qualidade da produção científica proporciona reconhecimento social e funciona como câmbio, pois para a mudança de nível na carreira docente utiliza-se como pontuação. Algumas universidades particulares também utilizam a produção científica como critério para a progressão salarial. Assim, a produção científica torna-se naturalmente um desejo e uma necessidade do pesquisador, que divulga suas descobertas em número de trabalhos compatível com o preconizado pelos programas de pós-graduação e órgãos de fomento. No Brasil, a produção científica também serve para medir a ciência e atribuir mérito aos pesquisadores e universidades.
De acordo com os métodos de avaliação empregados pelas agências de fomento para medir a produtividade dos programas de pós-graduação e os próprios pesquisadores, muitas vezes o processo se torna deteriorado, pois os docentes são conduzidos a somente comunicar os resultados de suas pesquisas científicas ao invés de efetivamente ler e internalizar conhecimento.
Não se pode ser generalista, mas em grande proporção, os pesquisadores têm se tornado simplesmente um escritor, uma vez que, diante do sistema de avaliação da pós-graduação vigente, a figura do docente foi minimizada diante da figura do pesquisador, que publica artigos em revistas indexadas (em Qualis Capes ou JCR) para posteriormente serem lidos por algum ou nenhum pesquisador.
O termo “Homo Lattes” traduz uma comunidade de pesquisadores preocupados em divulgar os resultados das suas pesquisas e que não lê com tanta profundidade para escrever seus textos. Diante do exposto, convidamos você (pesquisador, escritor e leitor) para apreciar a publicação da nova edição da Revista Stricto Sensu, dedicando alguns instantes para uma profunda leitura em dois temas centrais (i) área da saúde (contemplando artigos sobre o futebol feminino; comportamentos de tenistas em competições amadoras; e qualidade de vida de tenistas de cadeira de rodas); (ii) área alimentícia (contemplando artigos sobre a cadeia produtiva de feijão; e caracterização do iogurte).
Boa leitura a todos!
Profa. Dra. Claudia Tania Picinin
Editora da Revista Stricto Sensu
Sumário
Artigos
Bruno José Gabriel, Miguel Archanjo de Freitas Júnior
|
|
Fernando Bonatto, Maria Helene Giovanetti Canteri
|
|
Revenli Fernanda Nascimento, Adriane Bonfim Gavron, Juliana Vitória Messias Bittencourt
|
|
Seção especial - Congresso Brasileiro de Tênis
Vitor Ciampolini, Larissa Rafaela Galatti, Diego Augusto Santos Silva
|
|
Edirley Ronaldo Costa, Roberto Tierling Klering, Caio Corrêa Cortela, Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Carlos Adelar Abaide Balbinotti
|
|