v. 2, n. 1 (2017)

À classe pesquisadores-escritores: escritos que não são lidos

A quantidade e qualidade da produção científica proporciona reconhecimento social e funciona como câmbio, pois para a mudança de nível na carreira docente utiliza-se como pontuação. Algumas universidades particulares também utilizam a produção científica como critério para a progressão salarial. Assim, a produção científica torna-se naturalmente um desejo e uma necessidade do pesquisador, que divulga suas descobertas em número de trabalhos compatível com o preconizado pelos programas de pós-graduação e órgãos de fomento. No Brasil, a produção científica também serve para medir a ciência e atribuir mérito aos pesquisadores e universidades.
De acordo com os métodos de avaliação empregados pelas agências de fomento para medir a produtividade dos programas de pós-graduação e os próprios pesquisadores, muitas vezes o processo se torna deteriorado, pois os docentes são conduzidos a somente comunicar os resultados de suas pesquisas científicas ao invés de efetivamente ler e internalizar conhecimento.
Não se pode ser generalista, mas em grande proporção, os pesquisadores têm se tornado simplesmente um escritor, uma vez que, diante do sistema de avaliação da pós-graduação vigente, a figura do docente foi minimizada diante da figura do pesquisador, que publica artigos em revistas indexadas (em Qualis Capes ou JCR) para posteriormente serem lidos por algum ou nenhum pesquisador.
O termo “Homo Lattes” traduz uma comunidade de pesquisadores preocupados em divulgar os resultados das suas pesquisas e que não lê com tanta profundidade para escrever seus textos. Diante do exposto, convidamos você (pesquisador, escritor e leitor) para apreciar a publicação da nova edição da Revista Stricto Sensu, dedicando alguns instantes para uma profunda leitura em dois temas centrais (i) área da saúde (contemplando artigos sobre o futebol feminino; comportamentos de tenistas em competições amadoras; e qualidade de vida de tenistas de cadeira de rodas); (ii) área alimentícia (contemplando artigos sobre a cadeia produtiva de feijão; e caracterização do iogurte).

Boa leitura a todos!

Profa. Dra. Claudia Tania Picinin
Editora da Revista Stricto Sensu

Sumário

Artigos

Bruno José Gabriel, Miguel Archanjo de Freitas Júnior
PDF
Fernando Bonatto, Maria Helene Giovanetti Canteri
PDF
Revenli Fernanda Nascimento, Adriane Bonfim Gavron, Juliana Vitória Messias Bittencourt
PDF

Seção especial - Congresso Brasileiro de Tênis

Vitor Ciampolini, Larissa Rafaela Galatti, Diego Augusto Santos Silva
PDF
Edirley Ronaldo Costa, Roberto Tierling Klering, Caio Corrêa Cortela, Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Carlos Adelar Abaide Balbinotti
PDF